9 Dicas para aumentar de peso saudavelmente

Posted by joana

Conforme há quem tenha bastante dificuldade em perder peso há, pelo contrário, quem não consiga ganhar peso, o que na realidade é difícil de se conseguir, ao contrário do que a maioria de nós pensa.

A dificuldade em ganhar peso pode se dever a vários fatores, nomeadamente, o próprio metabolismo, a predisposição genética ou alguma patologia associada, como é o caso do hipertiroidismo.

 

Para haver um aumento ponderal há que ingerir um número de calorias acima das necessidades energéticas de modo a promover um balanço positivo entre a ingestão e o gasto calórico. Esta, no entanto, deve ser feita recorrendo a uma alimentação rica nutricionalmente, evitando refeições ricas em gorduras saturadas.

 

Dicas:

1. Adicione azeite. Recorra ao azeite em cru para temperar as saladas, sopas. O azeite é rico  em calorias e é uma gordura boa, gordura poliinsaturada, importante para a saúde cardiovascular.

 

2. Enriqueça os pratos. Puxe pela imaginação e adicione sementes (chia, linhaça, cânhamo, sésamo, girassol), frutas oleaginosas (nozes, amendoas, pinhões), leguminosas (grão, feijão, lentilhas), (nozes, castanhas, amêndoas, pinhões) às sopas, saladas, pratos, molhos.

 

3. Recorra a sopas. Prefira sopas ricas. Pode enriquecê-las aumentando o teor de hidratos de carbono adicionando batata, farinha, massa e mesmo carne ou ovo, tornando-a mais rica em proteína, ajudando na formação do músculo.

 

4. Hidratos de carbono.  Aumente o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono (pães, cereais, arroz, macarrão, batata), a todas as refeições. Os hidratos de carbono são ricos em calorias e fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino.

 

5. Não esquecer a proteína. O músculo é formado apartir da proteína que ingerimos. Deve por isso garantir um bom aporte proteíco para a sua síntese e consequente aumento de peso. Consuma proteína a todas as refeições- leite, iogurte, carne, peixe, ovos, gelatina.

 

6. Coma a cada 2-3 horas. É improtante fazer várias refeições para o estômago se ir adaptando lentamente à quantidade de comida ingerida.

 

7. Barras de Cereais. Poderá fazer barras de cereais em casa. Inclua-os aos lanches e ceias.

 

8. Invista em batidos. Não requerem muito tempo ao fazer em casa. Pode adicionar além de leite/iogurte e fruta pode fazer com vegetais, enriquecer com cereais, sementes, bolachas, mel, cacau, adicionando assim calorias extras. Inclua-os várias vezes ao longo do dia, desde o pequeno-almoço aos lanches, ceia, e até como bebida de reposição no final do exercício físico de modo a repôr as energias gastas.

 

9. Suplementação. Além dos batidos proteicos e chamados gainers ricos em hidratos de carbono, proteínas e gorduras, existem outros suplementos para este fim. Pensa-se que a geleia real tenha o poder de abrir o apetite, além de completo nutricionalmente, é rica em calorias, isenta de gorduras e fibra ou seja não promove a saciedade facilmente. A escolha de um complexo multivitamínico poderá também ser uam vantagem, suprimindo assim possíveis défices nutricionais que podem estar a causar a falta de apetite/ganho de peso.

 

Joana R. Lewis

Nutricionista Estagiária

Membro Estagiária da Ordem 2036NE