Com fazer a lanterna de Halloween com abóbora?

Posted by joana
Estamos quase no Halloween e começam as preparações. Entre fatos, máscaras e abóboras, o halloween é uma celebração de origem celta e tradição pagã, mais conhecida e comemorada nos Estados Unidos da América. É comemorado no dia 31 de Outubro, dia que antecede o dia de todos os santos.
A abóbora é o símbolo típico destas festividades. As laternas feitas com abóbora sao vistas por todo o Mundo neste dia. Uma casa com este efeito é um convite aos mais pequenos para tocar à campainha a pedir “doce ou travessura?”.
 
Como preparar uma lanterna de abóbora?
É muito simples. 
 
Preparação:
O primeiro passo é lavar muito bem as abóboras. Forrar a mesa e colocar as abóboras por cima. Selecione uma faca afiada e utensílios para colocar as pevides e a polpa.
 
Corte:
Começar por cortar a parte de cima da abóbora, em redor do cabo, largo o suficiente. Retirar a polpa com a ajuda de um raspador, uma colher e espátula até ficar um buraco dentro. Reservar a polpa. 
Uma vez a abóbora limpa, pode desenhar a forma dos olhos e boca que achar mais engraçada. Cortar cuidadosamente pelo desenho.
Colocar uma vela na parte de dentro da abóbora e apagar as luzes...buuu, está feito!
 
Como aproveitar as sobras da abóbora?
*Não deite fora nem a polpa nem as pevides. Pode aproveitar tudo:
 
Polpa
Sopa. Com sabor ligeiramente doce, faz uma base de sopa deliciosa.
Puré. A abóbora em puré pode ser um ótimo acompanhamento em pratos de carne, com sabor doce e cor alaranjado forte, dá vida aos pratos.
Congelar. Pode cortar aos pedaços e congelar para utilizar mais tarde nos cozinhados.
Compota. Apenas tem de adicionar água, pouco açúcar ou outro substituto, e canela e levar ao lume até engrossar.
Pevides
Torrar. Em papel vegetal e um pouco de sal, leve as pevides ao forno até ficarem torrada. Depois é só saborear o interior. 
 
Joana R. Lewis
Nutricionista Estagiária
Membro Ordem 2036NE