Dia Mundial da Alimentação

Posted by joana
Hoje celebra-se um dia particularmente especial, o Dia Mundial da Alimentação, dia importante o qual não podiamos deixar de passar.
Com a prevalência do excesso peso e obesidade a aumentar no país e no mundo, nunca é demais reforçar o quão importante é, praticar uma alimentação saudável. 
 
A saúde é um bem imprescindível, algo que, sem ela não podemos viver. E muitas das vezes problemas que podem ser evitados se tivessem sido feitas algumas mudanças anos atrás. Ou seja, nós temos a prevenção nas nossas mãos muitas das vezes, temos a prevenção nas nossas cozinhas – nos escolhas alimentares que fazemos e trazemos para casa.
 
A UNESCO definiu a Dieta Mediterrânica (DM) como património cultural imaterial da humanidade, considerando ser uma  dieta que representa um modelo alimentar completo e equilibrado com inúmeros benefícios para a saúde, longevidade e qualidade de vida.  
 
A base da dieta mediterrânica consiste nos seguintes princípios:
Consumir uma abundante quantidade de alimentos de origem vegetal (produtos hortícolas, fruta, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos);
Preferir produtos frescos da região, pouco processados e sazonais;
Preferir o azeite como principal fonte de gordura;
Limitar o consumo de lacticínios, sobretudo de queijo e iogurte;
Reduzir o consumo de carnes vermelhas;
Consumir frequentemente pescado;
Limitar o consumo de vinho, principalmente às refeições.
 Isto em conjunto com a prática de exercício físico regular.
 
Tome consciência e faça escolhas saudáveis pois a mudança agora pode fazer uma enorme diferença no futuro da sua saúde. Vivamos!
 
Joana R. Lewis
Nutricionista Estagiária
Membro Ordem 2036NE
 
Referências:
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/biblioteca/dm-como-implementar/, acedido a 15/10/2016).